domingo, 11 de maio de 2008

10 DICAS PARA POUPAR TEMPO NAS REUNIÕES


Todos sabemos que as escolas públicas estão a sucumbir sob o peso da burocracia e da "reunite aguda". Contudo, os coordenadores de departamento podem fazer alguma coisa para minorar o problema. Eis algumas dicas para poupar tempo nas reuniões:

1. O que pode ser dito por escrito não deve ir parar às reuniões.
2. As informações devem ser distribuídas, por escrito, antes da reunião.
3. Elabore, em word, um "esqueleto" da acta, a fim de facilitar a vida ao secretário da reunião.
4. A ordem de trabalhos deve centrar-se na discussão dos problemas e não na descrição de situações ou na distribuição de informações.
5. A ordem de trabalhos deve ser suficientemente curta para que a reunião não demore mais de duas horas, sob pena de se tornar improdutiva.
6. As informações que são dadas nas reuniões do conselho pedagógico não devem ser repetidas nas reuniões de departamento; em vez disso, o presidente do CP deve divulgar as informações e deliberações das reuniões do CP na Página Web da escola, tornando-as acessíveis a todos; outra hipótese é a divulgação das informações por e-mail para todos os professores da escola.
7. Distribua com antecedência a convocatória com a ordem de trabalhos.
8. Crie uma regra de ouro: quando um colega quiser repetir uma argumentação, deve apenas referir: "faço minhas as palavras do António".
9. Mostre-se alegre e optimista no início da reunião, nunca perca a calma e não se envolva em discussões estéreis ou acusações mútuas.
10. Cuide do espaço: certifique-se de que o local escolhido tem espaço e luz suficientes e todos se distribuem de modo a estarem frente a frente.(...)

(in blog ProfAvaliação)

Nenhum comentário: