quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

FOI HÁ TRÊS ANOS


Passam três anos que um Tsunami provocado por um terramoto no Oceano Índico fez mais de 230.000 vítimas distribuídas por 16 países diferentes. O sismo, o mais violento registado desde 1960, deslocou as placas tectónicas cerca de 15 metros, originando um tsunami que atravessou o Oceano Índico e causou destruição
nas zonas costeiras da África oriental.
O termo "tsunami" vem do japonês significando tsu (porto) e nami (onda). O termo foi criado por pescadores que, vindo da pesca, encontraram o porto devastado, ainda que não tenham visto nem observado a onda no alto mar. Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectónicos são um tipo particular de sismo que origina um deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água.

Muito havia a dizer sobre este terrível desastre natural que abalou o sudoeste asiático há três anos e que matou 230 000 pessoas…
Muito havia a dizer sobre a enormidade do número de mortos, desaparecidos, desalojados, órfãos…
Muito havia a dizer sobre a enormidade do tsunami, das suas consequências e traumas para os sobreviventes, sobre os enormes prejuízos materiais…

Fica a recordação...

Nenhum comentário: