sábado, 13 de outubro de 2007

PLATAFORMA MOODLE



A plataforma online de ensino e aprendizagem Moodle passou a estar acessível a qualquer escola da rede pública do Ministério da Educação interessada, que leccione entre o 5.º e o 12.º ano.
A plataforma Moodle da CRIE (
Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola, do Ministério da Educação) é a “pedra fundadora” de um projecto mais vasto que genericamente se designa moodle-edu.pt.
Deu-se, assim, início a um projecto de disseminação desta plataforma e de potenciação do ensino e aprendizagem por todo o ensino básico e secundário, com a finalidade de:
- disponibilizar um espaço online de apoio ao desenvolvimento de acções da equipa de missão CRIE, designadamente na área de formação de professores TIC, de projectos educativos em TIC e outras desenvolvidas pela equipa de missão ou pelos seus parceiros;
- criar um espaço fundador do projecto moodle-edu-pt.

Para utilizar o moodle de maneira correta, precisamos conhecer e aplicar a chamada filosofia do construtivismo social, no seu ambiente, caso contrário teremos um grande e sofisticado repositório de material com pouca ou nenhuma interatividade.
Mas o que diz essa filosofia do construtivismo social? Segundo os seus princípios, as pessoas aprendem melhor quando interagem umas com as outras. Assim, uma conversa acaba tendo um valor muito maior que uma leitura ou momento próprio para estudos.
Por isso o moodle, oferece tantos recursos para a criação de comunidades, como b
logs internos, fóruns e wikis. Tudo isso tem o objectivo de criar comunidades e oferecer aos participantes, oportunidades para conversar e interagir.

In “Ensino colaborativo com Moodle” publicado no Colaborativo.org

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