quinta-feira, 11 de outubro de 2007

AUMENTO ANORMAL DA HUMIDADE NO PLANETA

A quantidade de humidade presente no ar próximo da superfície aumentou, em quase todo o Planeta, cerca de 2,2% em apenas três décadas, de acordo com um estudo da revista "Nature", divulgado ontem.
Regiões como o Oeste dos Estados Unidos, África do Sul e partes da Austrália são as únicas excepções ao aumento da humidade, revelando estarem ainda mais secas. O estudo conclui, através de modelos simulados em computador, que a única resposta possível para este aumento significativo é o aquecimento global provocado pelo Homem, essencialmente por meio das emissões da queima de combustíveis fósseis.
Os cientistas revelaram ainda que o aquecimento global tem a marca das mãos do Homem em 10 aspectos diferentes do clima da Terra - temperaturas à superfície, humidade, vapor de água sobre os oceanos, pressão atmosférica, precipitação, fogos florestais, mudança nas espécies de plantas e animais, secas, temperaturas na atmosfera superior e aquecimento dos oceanos.
A quantidade de humidade presente no ar próximo da superfície faz com que o calor se torne insuportável. "Esta alteração da humidade é uma contribuição importante para o stress causado pelo calor nos humanos como resultado do aquecimento global", reiterou Nathan Gillett, um dos autores do estudo. As previsões do autor apontam para que a humidade no ar aumente, no futuro, 0,6% por cada grau Celsius, o que, segundo as projecções para os aumentos das temperaturas, significará um aumento de 12 a 24% da humidade até 2100.
(in Jornal de Notícias)

Nenhum comentário: