domingo, 21 de outubro de 2007

A ESCOLA APRENDENTE

A missão da escola, geralmente contemplada no
Projecto Educativo de cada instituição, consubstancia- se na sua vocação para desenvolver cidadãos conscientes dos seus deveres e dos seus direitos, capacitá-los de uma autonomia e de um sentido crítico que lhes permitam o desempenho
de funções passíveis de contribuir para o desenvolvimento
do seu país a nível económico, social, artístico e político. Convocando as reflexões da Comissão da UNESCO relativamente aos pilares da educação para o século XXI, “a escola é para se aprender a conhecer, a fazer, a ser, a viver com
os outros.” É, portanto, necessário repensar continuamente o papel da escola na sociedade, questionar a sua actuação, implicar todos os actores, reformular os seus objectivos, abraçar novas exigências.
Num contexto social e cultural cada vez mais exigente e em que as mudanças ocorrem num crescendo contínuo, é fundamental que a escola se actualize, se organize, para que, de forma concertada e colaborativa, possa dar aquilo que a
sociedade espera dela. “Para tal, a escola não necessita apenas de ensinar. Necessita de aprender muitas coisas…”

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