segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ESCOLAS DO BÁSICO INTEGRADAS NA REDE DE BE

Todas as escolas públicas do ensino básico estarão integradas na rede de bibliotecas escolares até ao final do corrente ano lectivo, o que implicará um investimento de cinco milhões de euros, anunciou hoje o primeiro ministro, José Sócrates.
Na apresentação do balanço do Plano Nacional de Leitura, que decorreu hoje na Gulbenkian, em Lisboa, José Sócrates definiu metas para 2007-2008, afirmando que, "no fim deste ano lectivo, a rede de bibliotecas escolares abrangerá toda a rede de escolas públicas básicas, e os investimentos necessários serão de cinco milhões de euros". (...) Quanto a objectivos, José Sócrates afirmou que vai ser concluída a rede de bibliotecas nas escolas básicas, com a construção das 130 que faltam(...). No que respeita às escolas secundárias, nas quais o Governo pretende igualmente consolidar a rede, José Sócrates afirmou serem 17 os estabelecimentos de ensino que ainda não têm bibliotecas renovadas. (...) Envolvendo escolas de todos os níveis de ensino, nos últimos dez anos foram criadas 1880 bibliotecas, 847 no primeiro ciclo e 1033 nos restantes, tendo sido investidos 33,5 milhões em recurso técnicos e docentes. (...)
A propósito do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, que hoje se assinala, José Sócrates destacou a importância destas infra-estruturas. "Enriquecem os recursos disponíveis da escola e favorecem o acesso de todos aos livros e à leitura. A escola fica mais completa e serve melhor os alunos e, se forem organizadas segundo um padrão nacional, reduzem as desigualdades e as assimetrias", referiu ainda o primeiro-ministro.

Nenhum comentário: