sexta-feira, 30 de abril de 2010

JOVENS ABANDONAM A ESCOLA AOS 19 ANOS


Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a entrada dos jovens no mercado de trabalho, hoje divulgado, 65,7 por cento dos inquiridos tinham completado um nível de escolaridade e já não estavam a estudar no momento da entrevista.

Os que completaram a escolaridade até ao 3º ciclo saíram da escola em média aos 16 anos, os que tinham escolaridade de nível secundário/pós secundário possuíam 20 anos, enquanto os de escolaridade superior tinham 24 anos.

Segundo o INE, em média os jovens saem da escola aos 19 anos, o que "constitui um indicador do momento em que se efectua a sua transição da escola para o mercado de trabalho".

Numa análise às diferentes modalidades de ensino, constatou-se que "os indivíduos que efectuaram cursos de carácter geral saíram da escola mais cedo do que os que realizaram cursos de carácter vocacional, respectivamente, aos 17 e 20 anos".

Já o retrato territorial da idade média de saída da escola evidencia que somente Lisboa apresenta um valor acima da média nacional (20 anos). O Norte (18 anos), a Madeira (18 anos) e os Açores (17 anos) apresentam neste indicador valores abaixo da média. (...)


Nenhum comentário: