segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ABC DA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA


A dquira cada vez maior consciência de si em acção.
B atalhe pela colaboração dos pais na vida da escola.
C rie uma atmosfera de respeito pelos outros.
D escubra o seu estilo de professor.
E nvolva os alunos activamente nas tarefas.
F aça um inventário das necessidades e interesses dos alunos.
G uie-se por comportamentos assertivos.
H abitue o aluno a cumprir as regras previamente acordadas.
I mplemente estratégias que promovam a auto-confiança e a auto-estima.
J ogue com os aspectos cognitivo e sócio-afectivo.
L eve os alunos a serem autodisciplinados.
M ostre entusiasmo nas actividades de ensino.
N ão rotule o aluno.
O rganize actividades extra-curriculares.
P lanifique aulas motivadoras.
Q uestione-se sobre os motivos da indisciplina.
R eforce o comportamento adequado dos alunos.
S eja coerente com os seus comportamentos e os que deseja do aluno.
T enha em conta as diferenças dos alunos.
U se métodos de ensino adequados às situações.
V isualize toda a sala de aula.
X eque-mate à "pedagogia da saliva".
Z ele por uma boa organização e gestão de aula.

Fonte: Amado e Freire (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola.

(In Terrear)

Nenhum comentário: