terça-feira, 14 de julho de 2009

OS RESULTADOS POR ALUNO


O Ministério da Educação vai fornecer às escolas os resultados dos exames nacionais dos seus alunos "pergunta a pergunta", tal como já o faz com as notas das provas de aferição.

A Associação de Professores de Português (APP) exigiu ontem do Ministério da Educação uma explicação para a quase duplicação das negativas no exame nacional do 9.º ano de Língua Portuguesa face ao ano passado, lamentando não conhecer os resultados pergunta a pergunta."Não conseguimos encontrar explicação, gostaríamos que o Ministério apresentasse a razão. Tem resultados pergunta a pergunta, porque razão não diz aos professores onde é que os alunos erraram mais?", questionou o presidente da APP, Paulo Feytor Pinto.

Em resposta, fonte do Ministério da Educação sublinhou que "este Governo foi o primeiro a devolver às escolas os resultados das provas dos seus alunos", nomeadamente com as provas de aferição, garantindo que fará o mesmo com os exames nacionais deste ano "após os dados serem processados", o que deverá ocorrer no início do próximo ano lectivo. Até agora, as escolas conheciam apenas a média dos exames nacionais feitos pelos seus alunos e cada estudante sabia a nota global que conseguiu no exame.

A partir de agora, as escolas passarão a conhecer os resultados dos seus estudantes "desagregados", "pergunta a pergunta", segundo a mesma fonte. A percentagem de negativas no exame nacional do 9.º ano a Língua Portuguesa totalizou este ano 30,1% (0,8% de nível 1 e 29,3% nível 2), contra 16,7% no ano passado (0,3% nível 1 e 16,4% nível 2). No entanto, a maioria dos alunos teve positiva no exame (70%).


Nenhum comentário: