quinta-feira, 16 de julho de 2009

FOCOS DE TENSÃO



Sublinhando a necessidade de manter a avaliação do desempenho docente, os peritos de OCDE aconselham a modificação do modelo em vigor no nosso país.

As razões constantes do Relatório que deram a conhecer são as que toda a gente já sabe: o carácter interno da avaliação e o facto de ser referenciada ao contexto escola, a falta de preparação de quem avalia…

Trata-se de razões que, além de potenciarem injustiças e desigualdades, provocam “focos de tensão", aspecto que já havia sido destacado pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.


Os referidos peritos põem a tónica na necessidade de se encontrarem avaliadores externos credíveis, com formação especializada e devidamente acreditados, "provavelmente, professores, reconhecidos como profissionais altamente competentes e bem sucedidos, detentores de conhecimentos específicos e com competências pedagógicas aprofundadas, capazes de orientar e apoiar os outros professores".
Ainda que o Ministério da Educação aceite as referidas recomendações, a convivência entre professores está abalada. Demorará muito, muito tempo a voltar a níveis aceitáveis.

Helena Damião
Consultora do CFIAP

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