terça-feira, 28 de julho de 2009

O MAR PODE SUBIR




O nível dos oceanos poderá subir entre sete e 82 centímetros até 2100. Ilhas do Pacífico Sul poderão ficar submersas, mas também Nova Iorque, a Holanda ou Londres serão seriamente ameaçadas. A estimativa, que confirma as projecções feitas anteriormente pelo Painel Intergovernamental para Alterações Climáticas (IPCC), foi publicada ontem na Nature Geoscience por um grupo liderado por Mark Siddall, da universidade britânica de Bristol.

A equipa chegou àquela conclusão utilizando um método de avaliação diferente do IPCC. Enquanto os peritos da ONU para as alterações climáticas utilizaram modelos climáticos, que simulam matematicamente os diferentes parâmetros do clima, o grupo de Siddall avaliou a evolução das temperaturas e do nível do mar nos últimos 22 mil anos, utilizando registos fósseis de corais.

De acordo com este estudo, o nível dos mares subirá entre sete centímetros, no mínimo, até 2100 (se o aumento da temperatura não exceder dois graus Celsius para o mesmo período), e 87 centímetros no máximo do intervalo (para uma subida média da temperatura de seis graus). As projecções do IPCC são idênticas, com a subida provável entre 18 e 59 centímetros, ou 76, se houver um degelo mais acentuado nas regiões polares. (...)

Nenhum comentário: