segunda-feira, 19 de novembro de 2007

NOVO LIVRO SOBRE BOLONHA


O Tratado de Bolonha confronta todo o sistema de Ensino Superior na Europa com um desafio sem precedentes! Trata-se de mudar o paradigma que norteou os métodos e processos de ensino durante muitas décadas... A aprendizagem tornou-se o foco da actividade de docentes e alunos. A integração dos resultados de aprendizagem obtidos nas Unidades Curriculares de Projecto Interdisciplinar assume um papel fundamental no processo, pois é a garantia de que a aprendizagem específica é alcançada e que os alunos adquirem a capacidade de a aplicar em contextos diversos, explorando novas possibilidades. Durante o percurso, a aprendizagem incide também sobre as competências horizontais que estruturam o saber ser e estar, o saber comunicar e trabalhar em equipa e o saber gerir o tempo e o processo. A equipa de docentes universitários que realizou esta publicação integra especialistas das áreas de Engenharia, Matemática, Educação e Design que iniciaram, em 2003, um processo de formação em Ensino por Projecto na Universidade do Minho, orientado por Peter Powell, da Universidade de Twente. À multidisciplinaridade associam a experiência pedagógica em Projectos de natureza Disciplinar e Interdisciplinar em diferentes cursos universitários. É esta experiência, debatida em longas reuniões de trabalho, que é sistematizada na presente obra.

Nenhum comentário: