sexta-feira, 2 de novembro de 2007

ENCONTRO TEMÁTICO "Aplicación en investigación educativa de las Redes Asociativas Pathfinder y la Teoría de los Conceptos Nucleares"


A teoria dos Conceitos Nucleares surge da necessidade de resposta a questões que outras teorias cognitivas não conseguiram dar. Tendo como antecedentes epistemológicos os da Ciência Cognitiva, esta nova teoria centra-se nos fundamentos teóricos relativos à organização do conhecimento humano. Recorre a uma técnica específica de recolha e tratamento de dados, denominada Redes Associativas Pathfinder, que representam graficamente as estruturas cognitivas dos indivíduos. Com larga aplicabilidade em inúmeras áreas, tais como a Educação, Inteligência Artificial, Publicidade, Neurociências, entre outras, a Teoria dos Conceitos Nucleares é referência em várias investigações de alunos de Master e Doutoramento.

Este encontro temático constará de três partes:

* introdução das linhas de investigação associadas à Teoria dos Conceitos Nucleares;

* explicação e exemplicação da técnica Pathfinder e sua aplicabilidade educacional;

* apresentação de uma investigação recente na qual se utiliza esta técnica.

O encontro terá lugar no dia 15 de Novembro de 2007, das 14h 30m às 17h 30m no Centro de Formação "Terras da Feira", na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, no Auditório La Salette.
As inscrições devem dar entrada até ao dia 10 de Novembro.

Nenhum comentário: