terça-feira, 6 de novembro de 2007

CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO



Fica aqui disponível o novo documento com vista a definir os próximos passos para o processo de «reorientação das escolas especiais em centros de recursos para a inclusão», processo que deverá decorrer até 2013. Este documento integra as sugestões das organizações representativas das instituições de educação especial (FENACERCI, HUMANITAS e UNICRISANO) e
encontra-se aberto a novos contributos.

"As escolas especiais estão, em Portugal, a acompanhar o movimento de muitos
países europeus, definindo-se cada vez mais como “centros de recursos” de apoio a professores, a pais e a outros profissionais, não obstante continuarem a assegurar uma resposta educativa a grupos de alunos com problemáticas de grande complexidade.(...)
Os resultados da avaliação do trabalho realizado leva-nos a concluir que estamos perante uma realidade que se vai implementando com alguma consistência no dia a dia das nossas escolas de ensino regular, constituindo um recurso valioso em prol do desenvolvimento de uma educação inclusiva, não obstante as fragilidades inerentes a um percurso ainda há pouco iniciado e em grande medida espontâneo, havendo pois que planear os desenvolvimentos futuros.(...)"
(Doc. Orientador in página da DGIDC)

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