sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ÁGUA EM MARTE



As análises de laboratório realizadas na sonda exploradora "Phoenix" confirmaram a existência de água no planeta Marte, informou hoje a NASA.
Um comunicado da agência espacial norte-americana indica que o braço robótico da sonda depositou na quarta-feira nos seus instrumentos uma amostra de solo na qual foram identificados vapores de água.
"Temos água" em Marte, afirmou William Boynton, responsável pelo analisador termal da "Phoenix" na Universidade de Arizona.
Segundo o cientista, esta é a primeira prova concreta e segura da presença do líquido no planeta.
Acrescentou que tinham já sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave Mars Odyssey e que outros se diluíram ao serem observados pela "Phoenix" no mês passado.
"Mas esta é a primeira vez que é tocada e analisada água marciana", sublinhou numa conferência de imprensa.
A amostra em que se confirmou a presença de água foi extraída de uma perfuração de cerca de cinco centímetros no solo marciano onde o braço robótico deparou com uma dura camada de material congelado.
Ao ficar exposta durante dois dias ao ambiente marciano, a água que continha começou a evaporar-se, o que facilitou a sua observação - refere o comunicado.
"Marte está a dar-nos algumas surpresas", comentou Peter Smith, investigador principal da missão.
A sonda exploratória Phoenix desceu a 25 de Maio na região do pólo norte marciano para uma missão de três meses que terminava em Agosto. Todavia, devido aos êxitos alcançados, a missão foi prolongada até 30 de Setembro.
"Como a Phoenix está de boa saúde e também são boas as projecções no que se refere à sua energia solar, queremos aproveitar este recurso num dos pontos mais interessantes do planeta", afirmou Michael Meyer, cientista do programa de exploração de Marte.

(in Sapo.pt)

Nenhum comentário: