domingo, 31 de agosto de 2008

CHRISTIANE F.


Durante a primeira metade da década de 1980, Christiane Vera Felscherinow foi a adolescente alemã mais conhecida do planeta, após o êxito massivo da sua autobiografia intitulada "Wir Kinder Vom Bahnhof Zoo", vertido para português como "Christiane F. - Os Filhos da Droga" (1979), e da adaptação cinematográfica (1981) do livro.

Nele descobria-se a decadência absoluta de uma criança de 13 anos, iniciada na heroína pelo namorado, e que recorria à prostituição para sustentar o vício. Voltou aos escaparates este mês, quando as autoridades lhe retiraram a custódia do filho. Por ter regressado à heroína. Se é que alguma vez a deixou. Quase 30 anos após ter sido publicada, a vida dela daria outro livro: "Christiane F. - Tomo 2". Tão sórdido como o primeiro.(...)

Conforme revelou à revista dinamarquesa "Politiken" em 1985, regressou à heroína com 21 anos: "Quando um deles (os colegas) me ofereceu heroína… limitei-me a dizer: 'Porque não? Só uma vez'. Vomitei, porque o meu corpo estava totalmente limpo. Mas então voltei a fazê-lo, porque era muito bom…". Tão bom que tornou a ser presa nesse ano, quando trabalhava num gabinete de contabilidade, por posse de droga.(...)

E foi pelo filho e pela heroína que Christiane F. tornou a ser notícia. Aos 46 anos, após ter falhado múltiplas desintoxicações, não escapou à degradação do vício - tem hepatite C, faz hemodiálise e já nem sequer pode injectar por falta de veias capazes - que cultiva. Com menos dinheiro: o livro vende pouco e o filme não se vê. (...)

Nenhum comentário: