segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMO VAI A NOSSA PRIVACIDADE?




“A tendência nas redes sociais já não é fazer amigos, mas «desamigar», banir pessoas das nossas listas de contactos. Tudo porque os excessos de realidade virtual já começaram a chamar-nos à razão. A privacidade é a pedra de toque desta discussão, embora a maioria das pessoas ainda se exponha de tal forma que deixou de ser segredo o que comem, sonham ou fazem na cama (…)
A festa da adesão às redes sociais continua a ser de arromba e os pudores ficam à porta. A ideia que persiste é que quem não está na rede está fora do mundo. E quem trata as redes sociais por tu, acaba por se sentir pressionado a escrever e a publicar imagens o mais sugestivas e reveladoras possíveis, para captar a atenção dos outros.
A fasquia vai ficando cada vez mais alta e a capacidade de controlo cada vez mais reduzida. Ser visto, ser conhecido, alargar o grupo de conhecimentos, ganhar estatuto e visibilidade social são elementos de forte sedução (…).
Os portugueses, por exemplo, têm uma média de cem «amigos» na internet. Visto que praticamente ninguém tem cem amigos na vida real, com quem nos andamos a relacionar?"(...)

Bernardo Mendonça e Christiana Martins
Revista Única

Nenhum comentário: