domingo, 29 de março de 2009

MEDIR O NÍVEL DOS GASES RESPONSÁVEIS PELO EFEITO DE ESTUFA


Foi desenvolvida no Porto uma tecnologia que permite medir com precisão os níveis dos gases responsáveis pelo efeito de estufa.
O sistema foi desenvolvido pela Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos do INESC Porto, em parceria com a European Space Agency (ESA). A invenção permite medir com maior precisão, relativamente às técnicas actuais, os níveis de dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozono - os gases responsáveis pelo aquecimento global e pelo efeito de estufa.


Este filtro desenvolvido pelo INESC Porto tem capacidade de monitorizar todo o tipo de concentrações de gases poluentes inferiores a 1km de altura e 50km de largura a 400km de altitude, se for aplicado em órbita, a bordo de um satélite.
Ao contrário do que as tecnologias actuais - balões atmosféricos e aviões equipados para o efeito - possibilitam, a implementação dos filtros criados pelo INESC Porto em satélites vai possibilitar a elaboração de mapas tridimensionais da atmosfera, com maior resolução e a partir de uma posição única.(...)



Nenhum comentário: