quinta-feira, 12 de março de 2009

LEGUMES E FRUTAS NA ESCOLA


A distribuição gratuita de frutas e legumes nas escolas portuguesas é o objectivo de um projecto de resolução que o Grupo Parlamentar do PS defende amanhã, em plenário na Assembleia da República, acolhendo uma proposta da União Europeia.(...)

O programa proposto pela Comissão Europeia, segundo o deputado socialista - médico e autor da proposta -, pode contribuir de forma positiva para a valorização das produções e dos mercados locais e, deste modo, potenciar o aumento do consumo dos produtos nacionais. Este programa comunitário prevê a disponibilização de 90 milhões de euros anuais (co-financiamento de 50 por cento de 75 por cento para as regiões de convergência) para abranger cerca de 26 milhões de crianças nos 27 Estados-membros da UE no ano lectivo de 2009/2010.

O objectivo da adesão de Portugal ao projecto seria - adiantou Jorge Almeida - abranger a população da escolaridade obrigatória e distribuir produtos preferencialmente de origem nacional: de produção biológica ou integrada. A proposta da Comissão Europeia surgiu no âmbito de uma estratégia em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade que inclui campanhas de informação e de educação específicas destinadas a públicos vulneráveis, em cooperação com os Estados-membros. (...)

Nenhum comentário: