quinta-feira, 15 de julho de 2010

MAIOR TAXA DE ABANDONO ESCOLAR NA UE




Portugal continua a ser o país da União Europeia com a maior taxa de abandono escolar, apesar dos valores terem vindo a descer desde 1999. No ano passado, a taxa de abandono escolar precoce foi de 31,2%, representando uma descida de 4,2% em relação a 2008.
Os dados do Eurostat ontem divulgados indicam que Portugal tem a mesma taxa que a Espanha, e só Malta (36,8%) tem uma taxa superior. A média de abandono escolar dos 27 países da União Europeia situou-se nos 14,4%.(...)
Apesar de estar bastante acima da média europeia, Portugal foi o país que teve a maior descida da última década. Satisfeita com os resultados, Isabel Alçada sublinhou que "Portugal registou de 2008 para 2009 a maior subida da década".
A ministra da Educação lembra ainda que a taxa de abandono escolar caiu 4,2 pontos percentuais, "o que significa que mais 32 mil pessoas completaram o ensino secundário ou estão em sistemas de educação e formação. Isto representa um progresso imenso".
A diminuição do número de alunos que deixa de estudar antes de completar a escolaridade mínima obrigatória mostra, segundo a ministra, que "a oferta do ensino secundário é atractiva para jovens e adultos portugueses".
Mas para José Canavarro, estes números estão também relacionados com a crise económica, já que "quando estamos numa altura de crise económica há uma maior tendência para os jovens se manterem na escola", defende. Os jovens perceberam também que precisam de ter mais qualificações, acrescenta o professor universitário.

(in Diário de Notícias)

Nenhum comentário: