segunda-feira, 24 de maio de 2010

ALUNOS SÃO VÍTIMAS DE ABUSO EMOCIONAL




Estudo em escolas de todo o país mostra que violência emocional é mais comum do que a violência física e tende a aumentar com a idade.

16 por cento dos jovens confessam-se vítimas de abuso emocional e 13 por cento de abuso físico. Esta é a conclusão de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que teve como objectivo estimar a prevalência de jovens envolvidos em violência (participando em lutas e sendo vítimas de violência física, psicológica ou sexual).

Os investigadores avaliaram, em 2000, mais de 7 mil adolescentes com idades entre os 15 e os 19 anos, de 16 escolas públicas das capitais de distrito portuguesas, através de um questionário anónimo.

Os resultados permitiram concluir que os abusos emocionais são o tipo de violência mais referido entre os adolescentes dos 15 aos 19 anos (19 por cento), tendendo a aumentar com a idade. 13 por cento dos adolescentes da amostra declararam ser vítimas de abuso físico, sendo que este tipo de violência e o envolvimento em lutas foram mais comuns nos rapazes, especialmente entre os mais novos.

Já os abusos sexuais atingem de forma similar rapazes e raparigas, com uma prevalência de 1,9 por cento. (...)

(In TVI 24)

Nenhum comentário: