sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DEBATE SOBRE O ENSINO NA UC


A Universidade de Coimbra (UC) está a desafiar docentes, funcionários e alunos a pronunciarem-se sobre o futuro da instituição. Hoje foi apresentado no Senado da UC um documento proposto pela Comissão de Reestruturação dos Saberes que pretende lançar "um debate aberto e profundo" em torno de várias questões que podem passar, por exemplo, pela fusão de faculdades ou pela aposta em novas áreas de ensino.
O documento não avança com propostas nem soluções, apenas elenca um conjunto de situações sobre as quais gostaria que a comunidade universitária reflectisse. A ideia é haver debates em cada faculdade e, até 15 de Fevereiro, enviar as propostas para um email criado para o efeito. O coordenador da comissão, João Carlos Marques, acredita que é a primeira vez que se faz um debate de forma "tão alargada" na universidade. "Esta é a fase em que queremos pôr as pessoas a pensar.

Os contributos recolhidos irão ser trabalhados, dando origem a uma segunda fase, que ficará concluída até ao final do ano com a produção de um documento com recomendações e propostas concretas", adianta o professor de biologia. Algumas das questões, para já, identificadas, prendem-se com a necessidade de articular os saberes tradicionais e os emergentes e estabelecer uma ligação eficaz entre ensino e investigação. A comissão detectou também uma certa "fragmentação" dos saberes: "Encontramos dispersão das ciências sociais, do ensino das artes, das ciências da saúde.

Há também uma necessidade de promover mais a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Depois, há o aspecto orgânico e administrativo em que isto acabará por se reflectir", nota.Uma das áreas contempladas no documento diz respeito às ciências da saúde. É pedido à comunidade universitária que reflicta sobre a possibilidade de unir várias faculdades numa grande unidade de ciências da saúde ou mantê-las como estruturas específicas. Cabem nesta área a Medicina e a Farmácia, a Psicologia e Ciências da Educação, as Ciências do Desporto e Educação Física e ainda áreas da Biologia, da Economia da Saúde e da Bioética.


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