quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE





Encontra-se a decorrer até ao próximo dia 22 de Setembro a Semana Europeia da Mobilidade, um evento que junta muitas cidades e vilas europeias, cerca de 70 delas portuguesas, e que este ano terá como tema “Melhoria do Ambiente na Cidade”.


Para assinalar esta iniciativa, nos dias 16 e 22 de Setembro, todos os cidadãos podem viajar gratuitamente nos suburbanos de Lisboa e do Porto da CP, na Transtejo, na Soflusa, na Carris, na STCP, no Metropolitano de Lisboa e no Metro do Porto. Para o resto dos dias estão preparadas várias actividades dedicadas à mobilidade sustentável.

Na página do site da Agência Portuguesa do Ambiente dedicada à iniciativa, salienta-se que nesta semana “os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular”.

Como já vem sendo hábito nas edições anteriores, a Semana Europeia da Mobilidade culmina com o Dia Sem Carros, 22 de Setembro, durante o qual as cidades ou vilas participantes reservam uma área das suas ruas para peões, bicicletas, veículos eléctricos e, em particular, transportes públicos.

(In Portal do Cidadão)

Nenhum comentário: