sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AMBIENTE E SAÚDE


Esta iniciativa insere-se no âmbito do Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde, aprovado por uma resolução do Conselho de Ministros, que prevê a inclusão do tema Ambiente e Saúde na Área de Projecto dos ensinos básico e secundário.
O Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde visa melhorar as políticas de prevenção, de controlo e de redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e da inovação.

Alicerçado no pressuposto de que é necessário compreender para actuar, este plano pretende estabelecer uma relação entre a exposição a determinados factores ambientais e os efeitos adversos na saúde humana e nos ecossistemas, particularmente nos grupos mais vulneráveis da população, como as crianças e os jovens.

Neste sentido, a escola pode funcionar como um espaço privilegiado para a realização de acções de sensibilização dos alunos, com o intuito de motivar para a protecção do ambiente e para a promoção da saúde.

Os professores dos ensinos básico e secundário que pretendam integrar a Rede de Escolas que inclua a temática Ambiente e Saúde na Área Projecto podem ser inscritos electronicamente, pelos directores dos agrupamentos e das escolas, através da página da DGIDC. (...)

Nenhum comentário: