segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO


A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) no âmbito da Campanha Nacional Contra a Violência Doméstica: Prevenção da Violência nas relações de namoro, que decorrerá no período 2008/09, vão dinamizar uma acção de sensibilização para 25 professores coordenadores da área temática da saúde no dia 13 de Fevereiro de 2009 das 10:00 às 13:00 e das 14:30 as 17:30 na sala de reuniões do 6º Piso da Direcção Regional de Educação do Centro.

A sessão vai ser dinamizada pela formadora Elena Ayllón Alonso Psicológa, da Universidade Complutense de Madrid e têm como objectivos:

1. Adquirir conhecimentos sobre a construção cultural da violência de género.
2. Reflectir sobre os mitos, estereótipos e representações sociais em redor das relações de género e a sua relação com a violência.
3. Compreender como o modo como nos vinculamos favorece ou dificulta as relações igualitárias.
4. Analisar, de forma crítica, as expectativas aprendidas relativas ao género oposto, especialmente aquelas que implicam diferenças e que consolidam relações abusivas ou humilhantes.
5. Desenvolver competências de comunicação, partindo de um modelo positivo e alternativo, compatível com o processo de socialização dos adolescentes.
6. Adquirir e fomentar a capacidade empática entre homens e mulheres.
7. Desenvolver a assertividade como uma atitude relacionada com a responsabilidade e com a autonomia, que não deve ameaçar o vínculo afectivo, mas antes reforçá-lo.
8. Possibilitar que os agentes educativos sejam capazes de criar e gerir um programa de prevenção da violência de género no seu contexto profissional.

As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 05 de Fevereiro, sendo o critério de selecção dos candidatos a ordem de entrada das respectivas fichas de inscrição, que poderão ser enviadas para o e-mail isabel.andrade@drec.min-edu.pt e/ou para o fax nº. 239 402 095.

No sentido de qualquer esclarecimento adicional, contactar Dra. Isabel Andrade pelo telefone 239798858.
Ficha de Inscrição
Programa da Acção

Nenhum comentário: