sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

OITO JOVENS CIENTISTAS DISTINGUIDOS


A Fundação Calouste Gulbenkian distinguiu oito jovens portugueses universitários, na área da investigação científica, com o objectivo de estimular a criatividade e a qualidade.
Entre os premiados deste ano contam-se três investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente Elisabete Oliveira, do Departamento de Química, Gonçalo Tabuada, do Centro de Matemática e Aplicações, e Pedro Barquinha, do Centro de Investigação e Materiais, informou hoje a Fundação.
A investigação de Elisabete Oliveira centra-se em novos sensores químicos fluorescentes baseados em aminoácidos e polipéptidos, enquanto que a de Gonçalo Tabuada visa desenvolver ferramentas inovadoras em álgebra não-comutativa e combinatória.
O objectivo do projecto de Pedro Barquinha é desenvolver as bases científicas e tecnológicas para a electrónica à nanoescala, componente imprescindível à indústria do futuro, sobretudo no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Cada um dos distinguidos receberá um incentivo financeiro de 12.500 euros, repartido entre o investigador e respectivo centro de investigação.
O Programa de Estímulo à Investigação, instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian desde 1994, distingue anualmente projectos de jovens investigadores, com idade inferior a 3, em áreas científicas como a Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço.

(In Sapo.pt)

Um comentário:

MFerrer disse...

É a falta de apoio e o desinvestimento na Educação. É nisto que dá!
Parece que o PC vos tirou o tapete e que vai entrtegar os pontos ao ME!!!
Sabem,as sondagens sobre os profs e o PCP não têm sido nada boas...
Tenho a certeza que compreendem.

ÚLTIMA HORA

Com os olhos esbugalhados pelo seu próprio desespero, Mário Nogueira veio aos gulosos tele-jornais dar conta de um baixar da guarda por parte do MEducação.

Veio contar que tinha desmarcado as greves regionais visto que o ME teria entregue os pontos e aceitado colocar sobre a mesa de negociações tudo e mais alguma cloisa.

Mário Nogueira foi longe demais e declarou expressamente que o Ministério teria mesmo aceite discutir com a Plataforma, o Estatuto da Carreira Docente a par de, pelos vistos, poder até suspender a Avaliação dos professores.

Nada mais falso!

Estou em condições de avançar que o ME acaba de fazer sair um comunicado esclarecedor.


COMUNICADO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
21:00h, 5 de Dezembro de 2008

1 – Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
2 – Os sindicatos, neste processo, não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o ME dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
3 – O ME, mantendo a abertura de sempre, respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
4 – Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.

A falta de vergonha e o oportunismo não têm limites!
Mas em que mãos se foram meter estes professores...