segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OFICINAS DE ESCRITA NA ESCOLA SEC. ADOLFO PORTELA


Um novo programa de Português do Ensino Básico entrará em vigor no próximo ano lectivo. Com vista à sua implementação, está a decorrer, de 25 de Setembro a 4 de Dezembro, no CFIAP, a acção de formação “Competências de leitura, escrita, oralidade e conhecimento explícito da língua no Novo Programa de Português do Ensino Básico”, uma aposta assumida pela Escola Adolfo Portela, direccionada para os professores de Português.
A escrita é um dos domínios tratados nesta formação, concretamente a necessidade de se criarem condições para se realizarem momentos de escrita, nas aulas, em regime oficinal, segundo o espírito do novo programa. O formador da acção, o professor António Vilas-Boas, da Escola Secundária de Ermesinde, deslocou-se no dia 16 de Novembro à ESAP para orientar duas sessões de trabalho. Na primeira aula, convidou os alunos do 12º A a escrever um texto de opinião/argumentativo tendo como tema as redes sociais da internet. Na segunda aula, os alunos do 7º B elaboraram um texto descritivo, a partir de vários temas à escolha (o quarto, o animal de estimação, o automóvel/avião do futuro, um amigo/amiga…).
Para estes alunos e para os docentes de Português foi uma oportunidade para contactar com estratégias inovadoras, com o objectivo último de melhorar a competência no domínio da escrita dos nossos alunos.

(In ESAP)

Nenhum comentário: