domingo, 13 de junho de 2010

PRINCIPAIS OFERTAS FORMATIVAS





Cursos Científicos-Humanísticos
10.º, 11.º e 12.º ano. Quatro tipos de cursos vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior. No ensino regular são os cursos com mais alunos. Em 2009, contavam com 184.532 inscritos. Também são aqueles mais representados nos exames nacionais: 92 por cento dos alunos inscritos para as provas deste ano são oriundos destes cursos, com destaque para Ciências e Tecnologias.

Cursos profissionais

Ensino não regular. São organizados em módulos, correspondendo a 3100 horas de formação. Aos alunos que completem este nível é atribuído um diploma de estudos secundários, para além de um diploma de qualificação profissional. Nos cursos profissionais estavam inscritos, em 2008-09, 89.499 alunos.

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Para maiores de 18 anos, que pretendam completar o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano. Estes cursos desenvolvem-se através de percursos de dupla certificação ou de habilitação escolar.

Cursos de Educação e Formação (CEF)
Ensino não regular. Destinados aos jovens com mais de 15 anos, que através deles podem concluir o 3.º ciclo ou o 12.º ano. Para além do diploma de estudos do nível correspondente, conferem certificado de qualificação profissional. Estão divididos em sete tipos, abrangendo desde jovens com habilitações inferiores ao 6.º ano, com duas ou mais retenções; até alunos do secundário. Têm duração entre um e dois dois anos. A maior parte dos inscritos é do 3.º ciclo.

Reconhecimento, validação certificação de competências
Para maiores de 18 anos. Permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida em contextos formais e informais. É desenvolvido em Centros Novas Oportunidades. Podem aceder candidatos que não tenham concluído o 1.º, 2.º ou 3.º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário. Pode conferir diplomas de 1.º, 2.º, e 3.º ciclos e também do nível secundário de educação. (...)

(in Público.pt)

Nenhum comentário: