domingo, 31 de maio de 2009

BIG BEN HÁ 150 ANOS



Situa-se no edifício do Parlamento britânico e tornou-se, por mérito próprio, num ícone de Londres. Chama-se Big Ben e é um dos instrumentos mais imponentes para medir o tempo em todo o mundo. Foi inaugurado faz hoje 150 anos e deve a sua alcunha a uma homenagem ao responsável pelas Obras Públicas na Grã-Bretanha na época, Benjamin Hall.

Contra bombas, incêndios e avarias, tem marcado as horas desde 1859, sobrepondo-se até à eloquência dos deputados britânicos. Que continue a contar muitos e bons anos...
É antigo, é grande, faz barulho, é - muito - certinho. É o Big Ben, o relógio que há 150 anos dá as horas (as meias horas e os quartos de hora) na capital britânica, Londres.



O Big Ben é o símbolo da Inglaterra vitoriana que estende a sua sombra - e os seus sons - sobre uma Londres plenamente no século XXI e que hoje assinala século e meio de existência de forma discreta: está prevista apenas a inauguração de uma exposição. Esta é mesmo a única forma dos estrangeiros conhecerem o interior do relógio, já que não é permitida a visita a naturais de outros países. E mesmo os britânicos só podem visitá-lo, contactando o deputado da respectiva circunscrição eleitoral.

Escrevia ontem a Lusa, a partir de Londres, que o tempo médio de espera para uma visita pode ir até aos seis meses. E, mesmo no interior do edifício do relógio, a visita não será um passeio: o espaço é reduzido e até ao cimo são quase 400 degraus que se elevam até à altura dum edifício de 16 andares.
As medidas de segurança são, naturalmente, outro obstáculo, atendendo ao especial estatuto do edifício em que se encontra, o do Parlamento. Inicialmente, os membros do Parlamento não ficaram entusiasmados com a inauguração do Big Ben, os sons dos sinos e do carrilhão sobrepunham-se às artes oratórias dos tribunos britânicos. (...)

Nenhum comentário: