sexta-feira, 14 de maio de 2021

DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS - 18 MAIO

 

Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebrado em Braga


Escola de Ciências da UMinho propõe um concurso, exposições virtuais, demonstrações e palestras para escolas e público em geral

 

Lançado pela European Plant Science Organization (EPSO), o Dia Internacional do Fascínio das Plantas procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversos campos, da agricultura e produção sustentável de alimentos à horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares. A iniciativa assinala-se, tradicionalmente, a cada dois anos, no dia 18 de maio.

 

A Escola de Ciências da Universidade do Minho é uma das instituições que se junta a esta celebração do fascínio das plantas, com um programa de atividades diversificado, preparado para fazer chegar o maravilhoso mundo das plantas aos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário e ao público em geral.

 

Os mais novos puderam participar no concurso ‘Quem consegue florir melhor?’, lançado no início de abril, com trabalhos criativos que ilustram toda a beleza, diversidade e magia das flores. Estes trabalhos serão objeto de uma exposição virtual, que será divulgada no Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

 

O programa prevê igualmente a galeria virtual SolanArt, que integra ilustrações representando espécies da família botânica Solanaceae presentes na flora portuguesa e/ou brasileira; a exposição de escultura ‘O Livro: um ilusório obsoleto’, com trabalhos que as crianças do ensino pré-escolar do Colégio D. Pedro V (Braga) elaboraram, partindo de uma reflexão sobre a importância das árvores, enquanto matéria-prima na origem do livro; a exposição virtual ‘Teares de Natureza’, elaborada pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do mesmo Colégio, apresentando pequenos teares com plantas e cartão reciclado, utilizando técnicas de Ecoarte; e a leitura encenada ‘Folhas Colhidas’, protagonizada pelos alunos e professora do 4º ano, também do Colégio D. Pedro V, com recurso à ilustração, desenvolvida com técnicas de Ecoarte utilizando materiais naturais sustentáveis, tais como terra, pedra, folhas ou ramos.

 

Mais há mais! Os alunos do ensino secundário poderão aprender que há uma diversidade de microrganismos a crescer dentro das plantas e a sua importância, bem como a distinguir espécies com flores femininas e masculinas e a importância do estudo dos genes na compreensão do sucesso reprodutivo e na produtividade destas espécies. Já aos alunos do 1º e 2º ciclo será explicada a diferença entre os micróbios “maus”, causadores das doenças nas plantas e muitas vezes visíveis nos frutos, e os micróbios “bons” na agricultura.

 

No final da tarde, a palestra ‘Plants on…TOP!’, com Isabel Aguiar Pinto Mina, docente no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho, irá abordar a importância das plantas nas paisagens terrestres naturais e o contributo que as coberturas verdes poderão prestar na naturalização de paisagens urbanas.

 

Em Portugal, o Dia Internacional do Fascínio das Plantas é coordenado pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem às centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar este dia.

 

Embora a celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas com a realização de eventos presenciais tenha sido adiada para 2022, em função da pandemia COVID-19, a EPSO desafiou as instituições por todo o mundo a assinalar este dia também em 2021 através de alternativas online interativas e igualmente inspiradoras.

 

Informação detalhada em https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Dia-Internacional-do-Fascinio-das-Plantas-2021.aspx

 

Programação nacional em https://www.itqb.unl.pt/news/fascination-of-plants-day-2021-online-events

Programação internacional em https://plantday18may.org/

Nenhum comentário: