Espaço para divulgação de informação relacionada com a atividade do Centro de Formação
quinta-feira, 30 de maio de 2019
TERCEIRA CONFERÊNCIA
À semelhança de muitos outros países, Portugal está a implementar, desde 2016/2017 uma nova reforma do ensino básico e secundário (“Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular”), a qual suscita diversas questões a que investigadores e educadores não podem deixar de dar atenção.
Para proporcionar uma reflexão sobre algumas dessas questões, organizou-se um ciclo de cinco conferências com o título “O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases”, a realizar neste mês de Maio e no próximo mês de Junho, numa colaboração entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada.
TERCEIRA CONFERÊNCIA
Título: O currículo na era das tecnologias digitais. Paradoxo(s) e desafio(s) educativo(s)
Conferencista: Assumpta Coimbra (Membro integrado do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no grupo “Philosophy and Public Space”)
Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Anfiteatro do Edifício 1
Data: 1 de Junho de 2019, das 10h00 às 12h30
Resumo: Na “narrativa curricular” da “Educação para o Futuro”/ ”Educação para do Século XXI”, as novas tecnologias de informação e da comunicação ocupam um lugar de destaque como suporte de ensino e de aprendizagem. Partindo do pressuposto que os alunos nascidos na transição de século e já neste século aprendem e relacionam-se de modo diferente dos de gerações anteriores, a adoção dessas tecnologias terá vantagens na reorganização do funcionamento da escola e da sala de aula. Implica, nomeadamente, uma revisão dos objetivos e conteúdos curriculares, bem como dos métodos pedagógicos e das funções dos professores e dos alunos. Esta conferência incide numa reflexão sobre o digital e, incidindo nas transmutações educativas que tem implicado, nomeadamente
Programa
1. O digital e as transmutações em curso
2. Interferências nos modos de informar, comunicar e nas relações interpessoais
3. Repercussões na educação: modelos e situações educativas; valores e competências imprescindíveis
ENTRADA LIVRE, COM CERTIFICADO DE PRESENÇA
Apresentação aqui, Programa aqui, Inscrições aqui.
Helena Damião
Consultora do CFIAP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário