segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NARRATIVAS DA PAISAGEM





A paisagem, enquanto experiência e narrativa, vive-se no quotidiano de cada um mas percebe-se também pelas representações que a mostram, talvez de outra forma, salientando traços e perspetivas que nascem do olhar muito particular do geógrafo, do escritor ou do cineasta, dos que vêm o mundo a partir de um referencial fixo ou dos que viajam, acumulando vivências, diversificando pontos de vista e modelando novas espacialidades. E assim se atravessam olhares e perspetivas de quem está atento e participa da dinâmica dos espaços geográficos, territórios de escrita e cinematografias mas também territórios científicos que os geógrafos percorrem, estudam e, à sua maneira, divulgam.

Este encontro científico centra-se em temas geográficos integrados que vão das áreas urbanas aos espaços rurais e destes às territorialidades da viagem e das diferentes categorias de mobilidade espacial. Objetos múltiplos de perceções cruzadas, aqui se vão associar as linguagens complementares da geografia, da literatura e do cinema. Afinal, como se representam lugares e paisagens? O que se escreve sobre eles? Como se filmam? Como se devolvem estas representações ao espaço e que novas paisagens modelam? Como pode a geografia analisar estas novas territorialidades criativas? Quais os olhares do cinema e da literatura sobre o mundo dos geógrafos, um mundo que se percebe de perto mas também à distância, na lentidão que pode levar à paragem mas também na velocidade que ritma os percursos mais apressados?
Viajando entre tempos e espaços e percorrendo linguagens que se completam, este congresso reafirma, num permanente diálogo interdisciplinar, a Geografia como uma ciência sensível às novas territorialidades mas também às múltiplas e inovadoras abordagens do espaço geográfico.

Nenhum comentário: