terça-feira, 29 de novembro de 2011

INVESTIGAÇÃO



Está em curso a maior operação de sempre para saber que habilitações académicas têm os professores de quadro das escolas públicas. Pós-graduações, mestrados, doutoramentos ou outras formações especializadas, o Ministério de Educação e Ciência quer conhecer a fundo o currículo dos cerca de 100 mil docentes do ensino básico e secundário.
É a primeira vez que a tutela lança uma iniciativa de âmbito nacional para conhecer que formação têm os professores, além das habilitações académicas que lhes permitem dar aulas. Todas as escolas e agrupamentos têm de preencher e entregar o inquérito da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação até 2 de Dezembro.
O trabalho, feito em articulação com 91 centros de formação de professores do país, tem como objectivo mais imediato identificar os docentes com formação ou experiência em avaliar outros colegas e que poderão vir a integrar a bolsa de avaliadores previstos no novo modelo de avaliação.
A meta final, no entanto, passa por fazer um diagnóstico nacional para identificar as regiões e áreas de formação mais carenciadas. A recolha de informação servirá mais tarde para construir um plano de formação direccionado para áreas de especialização mais urgentes e focalizado nas zonas do país mais necessitadas. (...)


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