terça-feira, 5 de abril de 2011

HÁ COISAS QUE NÃO DEVÍAMOS TOLERAR...



Tenho-me detido, neste blogue, em práticas (supostamente) educativas que se me afiguram inquestionavelmente abusivas das pessoas que os alunos são. Refiro-me à exposição do que é privado e íntimo da e na sua vida aos olhares de outrem: colegas, professores, comunidade escolar.
Recentemente percebi que estes círculos, já alargados, se alargaram ainda mais… ao mundo inteiro: inúmeros blogues de turma, de escola disponibilizam fotografias dos alunos sozinhos e em grupos, dentro e fora da sala de aula, bem como os seus nomes, os seus trabalhos, muitos dos quais traduzem o que pensam e o que sentem em matérias sensíveis.
Hoje descobri que também o diagnóstico psico-pedagógico de alunos identificados como problemáticos, sob o ponto de vista da aprendizagem e do comportamento, é afixado, por várias escolas, na internet.
Desta vez não teço comentários à manifesta lógica de exibição, consciente ou inconscientemente, levada a extremos por parte daqueles que, por serem maiores e terem um especial dever de cuidado dos menores que tem a cargo, escolhem um caminho ética, psicológica e pedagogicamente errado. Limito-me a deixar um pequeno apontamento ilustrativo (omito os elementos identificativos) do que vi numa breve investigação na internet, por me ter faltado, confesso, coragem para mais investigar.

Transferências ……….,
n.º 27 – foi transferida para a Escola de ........... em .......... ….……,
n.º 28 – veio transferida da Escola de …….. em ............ Em ......... foi transferida de novo para a Escola EB 2/3 de ……... ……….,
n.º 11 – foi transferido para uma escola ............. em .................
Alunos com maiores dificuldade de aprendizagem
……….., de onze anos, tem tido acompanhamento ao nível da fala. ……….., já frequentou o 5.º ano no ano lectivo anterior – tem problemas de hiperactividade, fala e linguagem.
……….., de doze anos, que já teve duas retenções no 1.º ciclo e veio proposto para APA. O Conselho de Turma propõe desde já o Apoio Pedagógico visto que ele revela dificuldades de aprendizagem.
Alunos que revelaram dificuldades durante o 1.º período:
……….. de 10 anos, dificuldades de atenção, concentração, ao nível da expressão escrita e oral, cálculo mental e raciocínio lógico.
……….. de 12 anos, dificuldades ao nível da expressão escrita e oral, cálculo mental e raciocínio lógico.
……….. de 11 anos, dificuldades ao nível da expressão escrita e oral, cálculo mental e raciocínio lógico.
……….. de 13 anos, falta de assiduidade às aulas.
Alunos que revelaram dificuldades durante o 2º período:
……….. aluna integrada nesta turma com o número 27, em ……….., com muitas dificuldades de aprendizagem. Foi transferida em ……….. para ………...
Alunos que revelaram dificuldades durante o 3.º período:
……….. , de 13 anos, tem dificuldades de Aprendizagem e já teve retenções em anos anteriores. Em ……….. foi transferida para a Escola EB 2/3 de…...
Helena Damião in "De Rerum Natura"
Consultora do CFIAP



Nenhum comentário: