sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DERIVA LITORAL - FILME


No inverno de 2013-2014 a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens — as praias portuguesas estão a perder areias! — por vários factores. Tornar a informação acessível é fundamental para a compreensão de todos estes fenómenos; numa altura em que a comunidade científica debate os problemas, as causas e consequências.
O filme foi coproduzido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e pela Universidade de Aveiro. A realização é de Sofia Barata. Foi distinguido na 1.ª edição do Festival Internacional de Cinema Paisagens, com o prémio “Documentário de Longa Metragem”, para o Melhor Filme; escolhido de entre os 30 filmes de 21 países que estavam em competição. Trata-se de um filme de comunicação de ciência cujos objetivos são envolver, alertar, sensibilizar, esclarecer e informar. Título: “DERIVA LITORAL – O Impacto da Erosão Costeira em Portugal”
[2016]
Género: Documentário Duração: 75 min Coprodução: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro Realização: Sofia Barata Fotografia e Motion Graphics: Miguel Serra Pós-produção: Gualter Santos (Antena3)
Coordenação Geral: Pedro Pombo

Nenhum comentário: