terça-feira, 18 de novembro de 2008

CORRENTES D´ESCRITA


É mais uma iniciativa para estreitar a relação entre a escola e a literatura e resulta de uma parceria da Porto Editora com o prestigiado evento Correntes d'Escrita, um encontro de escritores que decorre anualmente na Póvoa de Varzim. O Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d'Escrita/Porto Editora foi criado para distinguir contos infantis com ilustrações, redigidos por grupos de alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os trabalhos a concurso devem ser colectivos e supervisionados por um professor que deve testemunhar por escrito a autoria e originalidade dos textos dos alunos.

Serão apenas admitidas obras com um mínimo de três e máximo de dez páginas dactilografadas com letra "Times New Roman" de tamanho 11 com espaçamento de 1,5. A ilustração pode estar integrada no texto ou seguir em documento à parte. Cada escola pode apresentar dois trabalhos por turma do 4.º ano de escolaridade, sendo necessário o envio de três exemplares de cada trabalho a concurso. As obras devem ser assinadas sob pseudónimo e seguir em envelope fechado. Dentro deste, deve constar um outro subscrito contendo no seu interior os seguintes dados: identificação do estabelecimento de ensino, indicação de morada, número de telefone e e-mail do director da escola, declaração do professor responsável pelo trabalho, declaração dos encarregados de educação dos alunos participantes e do professor a autorizar a publicação dos trabalhos sem qualquer compensação.

No exterior deste subscrito, o participante deve escrever o seu nome, morada e pseudónimo. As escolas podem enviar os trabalhos autonomamente ou através do agrupamento até dia 15 de Dezembro para a seguinte morada: Prémio Conto Infantil Correntes d'Escrita/Porto Editora, ao cuidado de Manuela Ribeiro, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Praça do Almada, 4490-438, Póvoa de Varzim.

O regulamento pode ser consultado na íntegra no site www.cm-pvarzim.pt.O prémio será atribuído à escola concorrente na sessão de abertura da décima edição do Correntes d'Escrita - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica que se realiza na Póvoa de Varzim, entre os dias 11 e 14 de Fevereiro de 2009. O conto vencedor recebe um valor monetário de mil euros, o segundo e terceiro classificados recebem, respectivamente, 500 e 250 euros. Está ainda prevista a edição em livro das obras premiadas. Os alunos e o professor responsáveis pela obra vencedora recebem um conjunto de edições da Porto Editora.Ao longo de dez anos, o Correntes d'Escrita tem vindo a promover o encontro de autores de expressão ibérica sem, no entanto, esquecer a articulação entre a escola e o mundo literário, incentivando as visitas de escritores a várias escolas durante o evento. A criação deste prémio literário ligado ao evento é vista pelos promotores como "uma importante etapa no crescimento" da envolvência da comunidade escolar em actividades que promovem o gosto pela escrita e a leitura.

Nenhum comentário: