quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TERÇAS FEIRAS DE MINERVA




Realiza-se no próximo dia 4, pelas 18h15, a segunda sessão do ciclo




"O dever de educar para os Jesuítas"



A preparação do aluno para ser autónomo e participar no mundo de forma responsável, a sua centralidade na tarefa educativa, o respeito pela sua pessoa, a aula como um laboratório de vida, a necessidade de "aprender a aprender", parecem-nos ideias novas, mas... não são.
Uma incursão histórica pode fazer-nos atribuir essas ideias à pedagogia jesuíta, pois elas estão já presentes nos seus primeiros passos. Porém, o seu mentor, Santo Inácio de Loyola, admitiu não ter inovado grandemente, uma vez que procurou inspiração noutros autores, na altura, tradicionais.


Nesta sessão falaremos da influência dessa pedagogia na actualidade.
É convidada a Professora Doutora Margarida Miranda, do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além de ter realizado recentemente a primeira tradução moderna em Portugal da Ratio Studiorum (o currículo que presidiu à primeira rede escolar internacional com que os Jesuítas educaram a Europa), tem publicado diversos estudos sobre a pedagogia dos Jesuítas, nomeadamente sobre o papel que o teatro teve e tem nessa pedagogia.

A organização das "Terças feiras de Minerva" está a cargo de Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães. Têm lugar na Livraria Minerva (Rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos) em Coimbra, as sessões deste ciclo são quinzenais, e estão abertas ao público. As próximas sessões decorrerão nos dias 18 de Novembro e 2 e 16 de Dezembro.

Nenhum comentário: