quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TEIP ABRANGE MAIS ESCOLAS


O programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária vai passar a abranger 100 escolas, integradas em meios desfavorecidos e problemáticos, que não serão apenas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, anunciou hoje o Ministério da Educação.
Em declarações à Agência Lusa, a Directora-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Joana Brocardo, acrescentou que o " programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) de segunda geração" integrará as 36 escolas sinalizadas no primeiro programa.

"No total serão abrangidas neste programa 100 escolas e não apenas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas sim de todo o país", afirmou a responsável. Até 2009, o ME deverá investir 15 milhões de euros nas 36 escolas que integraram o primeiro programa TEIP. O investimento total com este alargamento é de 100 milhões de euros, segundo a tutela.

Em Setembro de 2006, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou o relançamento dos TEIP, um programa criado em 1996 no Governo de António Guterres que previa a concessão de apoios financeiros e pedagógicos adicionais a estabelecimentos de ensino localizados em meios desfavorecidos e problemáticos. As 36 escolas que já integram o programa foram sinalizadas com base nas taxas de abandono e insucesso escolar e no número de ocorrências de violência e indisciplina registadas no Gabinete de Segurança do ME. (...)


Nenhum comentário: