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Um primeiro princípio a ter em conta na elaboração do plano de formação consiste na articulação da formação com o plano estratégico da escola, isto é, com o seu projecto educativo. Este princípio implica que, em vez da acção de formação por "catálogo" destinada a um conjunto de "consumidores" e visando a capacitação individual dos professores, se confira, cada vez mais, relevância às práticas e ensino e aprendizagem cuja renovação se considera imperativa para que se alcancem os objectivos e as metas definidas de um modo colectivo. Desta forma, o projecto educativo da escola e o plano de formação do pessoal docente devem estar estreitamente articulados, sendo este um instrumento fundamental para a concretização das metas estabelecidas por aquele.
Por outro lado, a formação dos professores deve seguir o paradigma da "formação centrada na escola". Isto significa que, para alcançar as prioridades, os objectivos e as metas definidas no projecto educativo da escola, é necessário identificar as necessidades e os problemas da formação seja ao nível científico, seja ao nível das estratégias de ensino e aprendizagem e de avaliação dos alunos.(...)
(In Sanches, Professores, novo estatuto e avaliação de desempenho)
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