segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PORTUGAL NA LINHA DA FRENTE DA TECNOLOGIA



O ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território considerou hoje que o Sistema Nacional de Informação Geográfica coloca Portugal na linha da frente dos países comunitários em inovação tecnológica.
"Estamos na linha da frente dos países comunitários. Estamos a dar o exemplo ao desenvolver tecnologias e a pô-las em acção", disse aos jornalistas, Nunes Correia, após a apresentação pública do Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT) e do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).
O Sistema Nacional de Informação Geográfica é uma grande base de informação sobre tudo o que é o território, enquanto que o Sistema Nacional de Informação Territorial é onde está compilada toda a informação sobre planos territoriais.

Disponíveis para consulta na Internet, o ministro considera que este é o "resultado de muito trabalho, muito esforço modernizador que estes serviços têm e o que se está a fazer aqui tem um grande significado porque é a utilização da tecnologia ao serviço de uma política de eficácia, de comunicação com o cidadão".
"O Sistema Nacional de Informação Geográfica disponibiliza a cartografia básica e essencial do país, o território, infra-estruturas, a própria estrutura do território, os mapas geológicos, os mapas de riscos de cheias ou de sismos", disse o ministro.
Quanto ao Sistema Nacional de Informação Territorial, Nunes Correia refere que"passa a estar também disponível para qualquer cidadão ou para técnicos que precisem de usar isso para o seu exercício profissional, o ordenamento do território, os planos de pormenor, os planos director municipal, toda essa panóplia de instrumentos muito importantes para saber o que pode e deve ser feito em cada local". (...)

(Lusa)

Nenhum comentário: