segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MALETA PEDAGÓGICA



A maleta pedagógica foi o instrumento encontrado por um agrupamento de escolas de Bragança para incentivar nos mais novos o gosto pelo mundo dos livros e pela leitura.
"É uma mala especial porque tem muitos livros", explica o pequeno Nuno Meca, de oito anos, na sala do 3.º e 4.º anos da Escola Artur Mirandela, onde se encontra uma das maletas pedagógicas.

A iniciativa do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno de Bragança surgiu no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL). Como explicou à Lusa a vice-presidente, Maria da Luz, o agrupamento tem oito escolas e apenas duas bibliotecas. A falta de recursos não permite a criação de uma biblioteca em cada escola, pelo que decidiram fazer chegar os livros às crianças em cabazes baptizados de "maletas pedagógicas".

As maletas encontram-se recheados com títulos recomendados pelo PNL, mas também com livros sugeridos pelas próprias crianças ou requisitados pelos professores, de acordo com as necessidades dos programas curriculares. Ao todo, são seis as maletas pedagógicas que circulam pelas escolas ao longo do ano lectivo."Eles gostam muito de ler, ao contrário do que se pensa", garante a coordenadora da Escola Artur Mirandela, Neusa Estevinho, ao mesmo tempo que vai tirando do baú os títulos que os pequenos já sabem de cor.(...)

Nenhum comentário: